segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Insatisfeitos com a Rússia EUA Missile Defense Planos


Planos dos Estados Unidos para desenvolver um sistema de defesa antimísseis foram vistos pela Rússia como uma ameaça potencial para o seu próprio arsenal nuclear, fazendo com que o país ex-comunista a repensar o seu papel no que seria um grande tratado de armas nucleares. O novo acordo, chamado de "START", é uma parte importante dos esforços do presidente Obamas para melhorar as relações com a Rússia e para controlar a produção de armas nos próximos anos. O acordo entrou em vigor na semana passada e limita os países a 1.550 ogivas estratégicas, o que representa uma queda do número previamente estabelecido de 2.200.

O que o tratado não faz, no entanto, é impedir que qualquer país de desenvolver escudos de defesa antimísseis. A Rússia, porém, notou que ele irá exercer seu direito de se retirar do tratado se os EUA não tomar medidas para reforçar os seus sistemas de defesa de mísseis atuais. Rússias vice-chanceler Sergei Ryabkov observou que tal movimento por parte de os EUA levaria o seu país a reconsiderar.

Notável Ryabkov, "se os EUA aumenta o potencial qualitativo e quantitativo de sua defesa antimísseis, uma questão surgirá se a Rússia deve continuar a cumprir o tratado, ou teria que tomar outras medidas para responder à situação, incluindo medidas técnico-militar". A Rússia tem sido por muito tempo contra os esforços dos EUA para desenvolver escudos anti-míssil na Polónia e na República Checa e estava satisfeito com Obamas decisão de acabar com esses planos. Ainda assim, continua a ser visto como isso vai jogar fora com novos planos no lugar em que os EUA protegem contra ataques de mísseis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário